Me deparei com uma situação inusitada, fiz meu primeiro App, lancei na Google Play, o aplicativo começou a fazer sucesso e veio o susto:
A largura de banda do pacote essencial, de 16 Gb esta prestes a estourar, o $$$ gerado com AdMob não cobre esses custos, ou seja, o App gera prejuízo.
Se aumentar quantidade de acessos e o AdMob render ainda mais, mesmo assim me custará mais taxa de transferência (R$ 2,00 GB adicional), o App não se paga, quem dirá gerar algum lucro.
Então estou num “mato sem cachorro” … percebi que fica inviável manter um aplicativo de alto fluxo de acessos nesse modelo de cobrança de taxa de transferência.
O que me recomendam? Reduzir imagens no aplicativo? Percebi que depois que coloquei carroussel aumentou bastante o consumo.
Seria possível a FabApp aumentar esses limites de transferência?
Já reduzi bastante o tamanho das imagens do carrossel, mas isso é ruim pois perde muita qualidade no aplicativo. Poderia haver alguma ação da FabApp em cima disso.
Pois é estou de olho já para o plano PRO, ainda não estourou a cota, reduzi umas resoluções de imagens do carrossel, deve ajudar a reduzir um pouco as transferências.
Mas a questão que coloco aqui é que um AdMob sozinho não paga o App, por mais acessos que ele tenha, porque consequentemente aumentam as taxas de transferências de GB e você terá que pagar excedentes.
A pergunta que fica pra FabApp é se não há como reduzir aquele valor de GB extra, no essencial está R$ 2,00 e no PRO R$ 1,50. Se fossem tipo R$ 0,50 e R$ 0,30 respectivamente já ajudava bastante.
Bom dia, uma dúvida, eu assinei o plano Essencial dia 01/03 … se eu migrar para o plano PRO pagarei só o restante do valor? Ou vai gerar um valor completo? Ou vai gerar um valor percentual?
Vai ser cobrado o pro-rata, ou seja, a diferença de valor, considerando que já se passaram alguns dias. Então, no dia 01 de abril, será cobrado o valor cheio.
Beleza, como imaginei … mais nesse pro-rata do plano PRO … eu aproveito o crédito do dias do essencial já pagos e não utilizados? Tipo de amanhã até 31/03?
@LucenaApps além da questão de upgrade de plano, sugiro também em pensar em formatos adicionais de rentabilização com o app! Aqui abaixo falamos um pouco sobre isso e vc pode até abrir um tópico na comunidade questionando outros apps sobre formas criativas de rentabilização com o app que eles têm usado!
Sobre este custo, é baseado no custo que temos aqui, considerando todas as taxas, impostos e tributos sobre os serviços de nuvem, além da alta do dólar.
De qualquer forma, estamos verificando a situação novamente para ver se há algo que possa ser feito.
@HugoYang mais claro impossível obrigado amigo. Vou ter que assinar o PRO, está quase estourando os 16GB, vai compensar mais virar para o PRO. Vamos ver se sustenta o mês sem estourar a taxa de transferência
Ótimo obrigado por considerar essa possibilidade. Uma outra opção seria a possibilidade de trocar serviços, por exemplo trocar “envio de notificação push” por taxa de transferência, no plano PRO agora tenho 5 milhões de push, e para meu tipo de aplicativo não é interessante usar notificações, então eu poderia trocar cada 100 mil notificações por 1GB de transferência, que me daria 50 GB de excedente. Seria bem interessante essa possibilidade.