Olá, gostaria de saber se algum app da fabapp já foi registrado no Instituto Nacional de Propriedade Intelectual INPI
Uma das solicitações do INPI é realizar o depósito é a transformação do código-fonte (documentação técnica exigida) em resumo digital hash.
Passo 07 – Resumo Hash:
Este campo é uma novidade no nosso formulário eletrônico, com isto não será mais necessário o envio de mídias ou envelopes com o códigofonte do programa. Agora, basta, através do tipo de algoritmo hash selecionado, gerar a criptografia do código-fonte e informar o resumo digital no campo .
Em outras palavras, para realizar o depósito de RPC é necessário promover a transformação, em resumo digital hash, dos trechos do programa de computador e de outros dados que considerar suficientes e relevantes para identificá-lo, ficando a responsabilidade da guarda destes dados com o titular do direito. A apresentação da informação de resumo hash no formulário eletrônico e-RPC, no ato do registro, garantirá que o objeto não foi alterado ao longo do tempo desta guarda. Esta documentação técnica é fundamental para caracterizar a originalidade do programa de computador junto ao Poder Judiciário, quando for o caso. Reforçando: a guarda e manutenção da integridade da documentação
técnica serão feitas pelo titular de direito e serão fundamentais para uso futuro como prova digital, ou seja, a informação do resumo hash e a descrição do algoritmo no formulário eletrônico e-RPC serão fundamentais para uma validação deste documento, guardado pelo interessado, no Judiciário. Um perito técnico poderá inequivocamente assegurar ao judiciário se houve ou não a alteração no documento, bem como a autoria do software. Para comprovar a autoria de um programa de computador (software) será necessária a apresentação do objeto protegido, como o código-fonte ou partes deste código, em juízo. Sendo assim, o Certificado de Registro expedido pelo INPI conferirá segurança jurídica aos negócios do titular de direito do software.
É recomendável fazer cópias de segurança em um dispositivo de armazenamento do titular de direito, a fim de garantir a integridade do arquivo ao longo do tempo
Bom dia meu nobre tudo na paz, em minha opinião acredito que você não vai poder realizar esse processo na INPI, pois o que q plataforma oferece aos clientes são condições de desenvolver um aplicativo sem uso de programação e sim com ferramentas criadas pela FABAPP a qual só ela poderia realizar se necessário qualquer tipo de registro e já mais uma empresa vai entregar o código fonte visto que estou assinando uso da plataforma e não um contrato de CRIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO exclusivo para você ou qualquer empresa a qual envolve vários paramentos a ser observado. É como você usar um produto da Microsoft e cria um determinado documento envolvendo as ferramentas que a mesma oferece, a única coisa que você poderia registrar usando qualquer plataforma seria o DESIGNER DO PROJETO, pois em Tecnologia você só pode ser autor de alguma coisa quando você realmente REALIZA UM PROJETO ATRAVÉS DE UMA LIGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO e não através de uma plataforma, pois se caso isso seja permitido qualquer pessoa seria autor de um determinado produto ou serviço com muita facilidade. Registro na INPI reservado a Patente até onde eu sei não vai defender totalmente os meus direitos de autoria de PROGRAMADOR, pois em Tecnologia existe N fatores para ser analisado e existe outros órgãos MUNDIAIS que devem ser respeitado para você ser reconhecido como autor de determinado projeto em Tecnologia.
Não sei qual o projeto que você estar realizando ou pretende realizar, mais procure mais informações sobre REGISTRO DE PATENTE EM TECNOLOGIA, principalmente se tratando de PROGRAMAÇÃO.
No entanto vc pode realizar todo o registro de sua marca e identidade visual, desta forma sua marca estará protegida independente de onde ela esteja aplicada, em mídias offline e online!
Boa tarde! Jeronimo.santos.lima, gostaria de saber se você procedeu com o registro de sua marca e identidade visual. Em caso positivo, poderia me orientar? A Universidade a qual estou vinculada propôs registro do app no INPI.