Fabapp no Shark Tank Brasil ( quem assistiu ?)

Olá Galera
Quem assistiu a Fabapp no Shark Tank Brasil?
Uns dos “gaps” de conquistar os investidores foi um Churn de 20% ( quer dizer 20% desistem da plataforma) e isso foi difícil conquistar os investidores, e a Fabapp foi em um momento de queda de faturamento tentar negociar e isso potencializou os investidores não aportarem capital na Fabapp. ( 1.800 assinantes e 5 mil cadastros)

( Churn de 20% é altíssimo)
Então: Volto a ser repetitivo aqui, a Fabapp precisa parar de esta lançando NOVAS funcionalidades e começar a tratar e melhorar as abas existem são FANTÁSTICAS

  1. Aba e-commerce - precisa liberar acesso a subusuários a atualizarem suas prórpias lojas de e-commerce ( hoje é fechado). Colocar campo FRETE ( parecido da FABI)

  2. Agendamento - precisa liberar acesso e colocar o whatsapp/telefone para quando o cliente agendar cai no whatsapp do prestador de serviço do agendamento ou dar acesso ao painel como subusuários para o mesmo acompanhar e tratar ( hoje esta fechado só para um)

  3. FABI (delivery) no PLANO ENTERPRISE - liberar campo para nós “criadores do app” liberar acesso de quais campos os mesmo teriam acesso no painel e parar de OFERECER serviços de fazer seu próprio app.

  4. Definir melhor os planos (Agência e Enterprise ) - Agência é agência com exclusividades de acessos e não ter o mesmo acesso os subusuarios ( precisa deixar o campo para nós appers definir o o subusuairos deveram ter acesso ou não )

… e outras melhorias que já informei aqui na comunidade.

Eu sou um cliente que está nesse Churn de 20% ( em Novembro cheguei a pagar dois planos Agência e Entreprise aproximado 1.100 reais mensal) e todas as dores colocadas a fabapp não avançou nem na mais basica.

Precisa melhorar o que já tem ( o que já tem esta excelente, falta pouca coisa para se tornar multi-fantastica) e potencializas as abas/funcionalidades que já tem.

Senão o Churn pode aumentar, e não torço que isso chegue a piorar, a Fabapp precisa parar em 2024 e fazer uma curadoria fina das dores colocadas nessa comunidade.

Estou quase uma década na fabapp e sou apaixonado pela startup ( mas precisa mudar a cultura, o jeito, direcionado para uma curadoria de experiência potencializando o que já tem.( sem esta lançando novas abas e funcionalidades pelo menos nesse momento)

Por que só quem sabe, sente a dor, somos aqui que saimos para visitar cliente, PaP, apresentar a Fabapp e no final as melhorias são pouquissimas voltada a Produtividade.

Feliz 2024 e que sejamos prósperos.

3 curtidas

Ja disse uma coisa pessoalmente a eles. precisam de dominio personalizado, agencias querem isto. nao querem ficar com nome deles atrelado. agencia faz 30 apps enquanto eles vendem 1. abram a mente para terceirização

1 curtida

A “cabeça pensante” da Fabapp ou diga de passagem a gestão deixa a desejar.
Exemplo 1: Tenho uma representação de colchões magnéticos posso colocar a minha marca própria (desde 2014) fabrica em Maringá.( detalhe posso usar 19 anos de experiência que fabrica tem no mercado e a garantia da fabrica)
Exemplo 2: Wix criação de site/hospedagem, você pode colocar sua marca própria
Exemplo 3: Hostinger criação de site/ hospedagem, você poder colocar sua marca própria.
( Adendo: foi citado e comparado no programa Shark Tank Brasil esse modelo de NO-CODE de site igual/parecido com a Fabapp. Um detalhe importante pode colocar marca própria nesses modelos de NO-CODE de criação de site/hospedagem)
E não sei de onde veio a ideia de não ter marca branca para AGÊNCIAS na fabapp.( a roda esta inventada)

AGÊNCIA - entende-se que deve ter exclusividades de acessos ( exemplo: Agencias de viagens tem a acesso exclusivo de passagens que, nos meros mortais passageiros nunca vamos ter) aqui na Fabapp é ao contrário, quando vc cria subusuarios fica notificando promoções, crie seu próprio app …etc.

E demais e variados exemplos. Ai a Fabapp vem e não pode mais ter marca branca. ( antes tinha a marca branca)

E o gestor da fabapp precifica criando planos Agência e Enterprise igual para " os nossos clientes ( Agência) " subusuários", uma vez ainda ficam notifcando as promoções, incentivando a criar seu próprio app.( pode uma coisa dessa ?)

Ai fica uma coisa chata, tipo uma guerrinha: nos daqui sendo repetitivos ( querendo o sucesso da Fabapp) e a Fabapp não trata as “dores” e fica um clima que somos chatos.

É só ver o Churn de 20% ( clientes desistem da plataforma) esse valor é altíssimo tanto para exportar ao mercado quanto impacta no faturamento da fabapp, e não aprendem.

E no último ano o faturamento teve queda absurda
2019 = 1,6 M ,
2020= 2,1 M
2021 = 1,8 M

( isso não sou que estou inventando esta no programa do Shark Tank Brasil, assistam pfv) perderam investimento de 1,5 M da Carol Paiffer querendo 20% e insistiram nos 15% com uma queda no faturamento e um Churn de 20%.( momento péssimo para negociar com queda de faturamento)
Os outros 3 investidores pularam fora NA HORA por causa do Churn de 20% ( perda de cliente altissimo) o qual ficou balançada foi a Carol Paiffer que logo depois desistiu de investir.

Fabapp, foca no Churn, mas foca de vdd, direcionando as dores de produtividade, dores de inovação e colocando em ação, a fabapp vai crescer trimestral.

O Renato Asse do Sem Codar fez uma análise profunda dessa apresentação decupando números, valores e estratégias utilizadas,

1 curtida

Bom dia
É vdd, acabei de procurar e assistir o react do video dele falando sobre a rodada da fabapp no Shark Tank .Ele foi bem critico.

É notório as falhas, e é as mesma falhas que a Fabapp cometeu e 2023. Acredito que falta uma gestão ( Gestão Matricial ) focada na experiência do usuário, criar comitês de clientes (convidar alguns appers para compor o comitê) . Mas tem que ser de vdd, fazer uma curadoria fina focada a produtividade ( minha percepção) e no ultimo trimestres de 2024 lançar algumas inovações, seguir uma linha padronizada ( Plano de negócio) de gestão de 3 anos, ai a fabapp estaria com faturamento dobrado.

A Fabapp é gigante, esta com uma estrutura “ano luz” de qualquer concorrente, e vem se comportando como uma empresa pequena. Falta colocar pessoas certas no lugar certo e dar autonomia para alavancar a Fabapp ( Maior exemplo é a gestão do Capital 3G (Vinci partnrs) donos Paulo Lemann, Beto Sucupira e Marcell Telles, linha de pensamento: “colocar pessoas que entendem em cada área, e colocar um monte de fanático juntos não vai dar outro resultado”. Isso significa que senão entende de Gestão ( coloca pessoa especialista em gestão), senão entende do financeiro ( coloca pessoa fera em financeiro) e assim sucessivamente. ( Adendo: eu trabalhei na empresa deles e o modelo de gestão é fantástico, aprendi muito e sinto muuuita falta)

Em 2019 fiz um investimento ( pouco, mas investir) em uma startup social ( ECOSSISTEMA fantástico, gerador de uma moeda local) , comprei ações serie “A” ( quer dizer ações que não é bolsa de valores, ações de capital fechado por ser Srtatup).
Adivinha o dono era o centro de tudo, depois que percebi isso no dia a dia, briguei demais com ele ( ele era fera em programação, cara fod**, mas não entendia de gestão, nem de marketing …etc) relutava com ele para investir em Mkt e ele não investia, falava para ele contratar pessoas expert em Gestão, MKT e criar uma assessoria de comunicação e era teimoso ( ouvia, concordava e “fazia que ouvia” mas não fazia) e outras falhas, a startup recebeu quase 2 MILHÕES de investimentos. Resultado: startup esta “falida”. ( fiquei irado, pois fiz investimento)

Exemplo, que precisa colocar pessoas certas no lugar certo, se você não entende de uma areas coloque pessoas certas e faça acontecer.

Torço muito pela Fabapp, mas precisa mudar o seu mindset e a cultura organizacional urgente, senão em 2024 vai patinar, patinar e patinar.

@aluiggib

Oh, a Fabapp tem dois planos FANTASTICO

  1. PLANO AGÊNCIA
  2. PLANO ENTERPRISE

A estrutura: abas, funcionalidades atendem os demais planos. A Fabapp deveria pegar esses dois planos e investir neles.

PLANO AGÊNCIA : liberar marca branca, corrigir notificações de promoções, liberar subacessos ( não cobrar) e criar subpaineis para os clientes finais dos appers, para os mesmo editarem conteudos do app.

PLANO ENTERPRISE:
Esse aqui daria um “boomm” no mercado. Vamos pegar cases ( iFood) hoje ele domina o mercado brasileiro, não tem ninguém para bater no marketplace deles. Ai entra a fabapp que já uma estrutura fantastica. Coloca como PROPOSITO DESSE PLANO: criar varios marketplaces no Brasil, para isso precisa melhorar

  1. FABI - tirar a marca fabapp, deixar marca branca ( marca do próprio Marketplace), liberar aos appers poder de liberar acesso aos restaurantes .( o appers analisaria o perfil do restaurante e liberaria algumas areas no painel ( logico que teira acesso obrigatorios)

… e outros ações.

Dar FOCO e ter PROPOSITO em cada plano, ai a Fabaopp ia minar de Marketplace no Brasil, ia ratear o mercado do iFood ( sei que o iFood é uma MEGA ESTRUTURA) mas minar o mercado com a Fabapp dar uma boa mudada no mercado.

Complemento de informação

O iFood comprou o Anota AÍ, ( é quase a mesma estrutura que a FABI- eu ainda acho melhor da FABI, mas precisa melhorar alguns pontos). A FABI é tipo um cardápio com marketplace a diferença está, é que não tem comissão para o dono do marketplace ( os appers)

Agora o iFood fechou o circulo do mercado, esta detendo cardápio digital ao Delivery ( virando monopólio)

A Fabapp tem um estrutura fantástica pelo PLANO ENTERPRISE / FABI que consegue bater de frente com o iFood e Anota AÍ, mas do jeito que esta cheio de “regras inquebráveis” tem que inserir ( marca branca, painel mais robusto de liberdade para os desenvolvedores Appers, tirar o suporte Fabapp do FABI, AQUI IMPORTANTISSIMO : conseguir integrar mais de uma loja no mesmo painel (tipo Grupo econômico) ( tem lojista com 2, 3 lojas), ter a opção de colocar a comissão embutida no painel do lojista ( automaticamente descontaria essa comissão do lojista e cairia na conta da fabapp e a mesma repassaria para o appers com uma taxa de desconto logico para entrar dinheiro no caixa da fabapp ( “não existe almoço grátis” ) ) ou gerar/ chave API de um integrador de gerador de boleto dessa comissão caso não pagasse o Appers bloqueava o acesso, quando o lojista colocar PROMOÇÕES dentro do ENTERPRISE deveria dar destaque ao icone que tem promoção.

Turma, cito aqui o iFood mas sei que é uma mega estrutura, mas a Fabapp tem um PLANO EXCELENTE chamado ENTERPRISE que consegue bater de frente com o iFood e Anota AÍ.
Por que a Fabapp faria VARIOS MARKETPLACES “REGIONAIS” através da gente appers, e isso racharia/dividiria o market share do iFood que esta quase um monopólio.

A Fabapp iria se destacar muito mais com a força de vendas (appers) criando Marketplace.

Maaaaaaaas como a Fabapp esta com comportamento mudado, acredito que esse será mais post para posteridade e criar conteúdo nessa comunidade.

“FOCO e PROPOSITO nos planos” 2024.