Dicas sobre retenção de clientes

Fala, Appers! Acredito que o objetivo desta comunidade seja que além de tirarmos nossas dúvidas, nós também compartilhemos dicas e coisas que deram certo com os nossos APPS. Sendo assim, hoje decidi compartilhar alguns insights que eu tive estudando sobre retenção de clientes em aplicativos.

O que é?

São as atividades e ações que tomamos para manter os nossos usuários, reduzindo o número de perdas de clientes.

Por que investir nisso?

De nada adianta termos muitos downloads no nosso aplicativo se os usuários o excluírem em seguida e/ou não utilizarem verdadeiramente do nosso produto. O objetivo de investir na retenção dos clientes é fazer com que eles mantenham o nosso aplicativo instalado e que o utilizem mais de uma vez.

Como fazer isso?

Existem várias maneiras de reter nossos clientes, dentre elas, as que mais me chamaram a atenção são:

  • Fidelize os seus clientes! Um excelente modo de se fazer isso é implementando no seu negócio / aplicativo um programa de fidelidade, onde os usuários ganham benefícios conforme usam o aplicativo.

  • Seja útil para o seu cliente! O objetivo principal de um app deve ser proporcionar uma maior interação com seus usuários de modo que ele veja o app como uma ferramenta que facilite seu dia a dia.

  • Mantenha o seu produto em uma evolução contínua! Estatisticamente, os apps de maior acesso são aqueles que estão em constante atualização, sendo assim, procure mantê-lo atualizado para que seus clientes possam ficar cada vez mais interessados com o conteúdo e as vantagens que ele tem a oferecer.

  • Utilize das notificações push. Essa funcionalidade é muito importante em apps, visto que, ao utilizá-la corretamente, seus clientes ficarão mais motivados e engajados com o seu app, sem contar que as notificações agregarão um valor a mais aos serviços existentes no seu aplicativo. Os usuários que recebem notificações costumam abrir os aplicativos com uma frequência maior e, portanto, apresentam uma maior retenção.

Alguns erros que podemos cometer no processo.

  • Notificações em excesso;

  • Solicitar pagamento na hora errada para o usuário;

  • Solicitar registro do usuário no começo da experiência.

Espero ter ajudado. Gostou? Tem mais alguma dica? Comenta aqui! Bom trabalho a todos! Abraços.

Fontes:

3 Curtidas

Ótimo tópico @Pedro! Uma coisa super interessante é que os 5 apps que mais enviam notificação push na Fabapp estão entre os 10 apps mais acessados, que mostra que se quiser ter acesso recorrente, tem que lembrar e atualizar o usuário!

#mandanotificação

1 Curtida