App Indisponível na Pesquisa Google Play

Prezados, boa tarde! Tudo bem?

Meu App encontra-se Indisponível na Pesquisa do Google Play.

Certo da atenção de todos envolvidos, desde já obrigado!

Boa tarde @Washington_Santana tudo bem !

Infelizmente quem indexa as pesquisas é a própria Google e em alguns casos demora mesmo para aparecer.

Da uma olhada nestes artigos de ASO que ira lhe ajudar e melhorar a indexação do seu app na loja.

Resultados de busca por: aso (fabapp.com)

Espero ter ajudado.

3 curtidas

@Washington_Santana divulgue o link do app na loja para amigos e familiares e peça para eles comentarem nas avaliações e colocarem estrelinhas, além de baixar o app, claro!
Isso faz o motor de buscas do Google entender que o app tem relevância e ajuda a ranqueá-lo melhor na indexação da busca!
Espero ter ajudado!

1 curtida

Olá, Bruna, já fiz esse trabalho! Infelizmente dei uma pausa neste aplicativo. Mas de ante mão, o mesmo tem uma página no Facebook com divulgação continua desde o lançamento e link disponível que não para de ter acesso a página e novos seguidores, mas pouco Download. Então, pensei ter perdido alguma atualização exigida pelo Google e ter sido penalizado. Inclusive tenho uma dúvida de atualização no Google Play Console, onde estou sendo solicitado na plataforma responder se meu App exige do usuário localização em segundo plano. Pois bem, meu App é de anúncios voltado para compra e venda de Máquinas leves e pesadas, onde no anúncio o usuário disponibiliza sua localização. Tão logo, é publicado em seu post e/ou anúncio o Google Maps. Bom, eu não considero isso, uma obrigação em segundo plano para utilização do App. Só Compartilhando minha dúvida viu rsrs…

Certo de sua atenção e todos envolvidos!

@uiliancaetano obrigado pelo retorno e informações.

Então, eu acompanho vocês e conheço este artigo mesmo antes de publicar o App na loja. Mas de ante mão, solicitei ajuda devido pensar ter perdido alguma atualização e ter sido penalizado pela Google.

Pois bem, grato pelo feedback e orientações!

1 curtida

@Washington_Santana imagina, qualquer atualização realizada quando penalizada eles removem o app da Google Play para ajustes, que não é seu caso, isto é indexação que deve ser feita pela google, verifica nas configurações do seu app a questão de palavras chaves.

1 curtida

@uiliancaetano obrigado mais uma vez, farei a verificação de palavras chaves e atualiza-las!

1 curtida

Verifiquei que buscando por empilha_tudo no google play o seu app aparece!

1 curtida

Bruna, obrigado! Mas o resultado só é possível e positivo na pesquisa usando o underline.

Você consegue explicar porque só aparece na pesquisa dessa forma?

Abraços,

@Washington_Santana claro.

Quando vc coloca um underline vc está “transformando” ou “dizendo” para o motor de buscas da Google para ela buscar os apps que contém aquelas duas palavras. Pois vc basicamente transforma duas palavras em uma.

Se não colocar o underline vc está, basicamente, dizendo para a google buscar primeiro empilha… e depois tudo… agora pense comigo… quantos apps possuem o nome tudo no nome? muitos, certo?
quantos apps possuem o nome empilha no nome? possivelmente muitos também… nesse caso, a google vai mostrar esses apps primeiro e aqueles que tem mais downloads, acessos, avaliações… pois para o motor de buscas eles são mais relevantes que o seu.

O que vc pode fazer é mudar o nome do app para EmpilhaTudo (tudo junto no caso). Ou adicionar mais palavras no nome do app para afunilar as opções para o motor de buscas do google. Por exemplo: Empilha Tudo - Aluguel de Empilhadeiras no Norte do Brasil.

Isso tudo se chama ASO. Você pode ler mais sobre isso aqui na nossa Central de Ajuda: https://ajuda.fabapp.com/pt-BR/articles/3788076-aso-1-na-publicacao-do-app

Espero ter ajudado.

1 curtida

@BrunaPalma magnífico seus esclarecimentos Bruna. Muito obrigado viu.

Outro sim, fiz o estudo e busquei a entender um pouco mais na semana em que abordamos este assunto. E fazendo download do novo APK, percebi que sua extensão (nome do arquivo) vem sempre com underline, é até uma forma corriqueira que usamos para salvar ou dar nome aos nossos arquivos no nosso dia a dia. Ou seja, acredito que tecnicamente um dos fatores crucial de resposta na pesquisa do Google seja devido o ApK que corresponde ao App ter a seguinte extensão, no meu caso “Empilha_Tudo”.

Mas é claro que estou de acordo com suas explicações e grato mais uma vez.

Grande abraço e sucessos pra você também!