Ajuda, sugestão e/ou orientação de downloads do app nas lojas

Bom dia, pessoal! Beleza?

Tenho acompanhado as métricas do meu app e tenho ficado preocupado (não sei se tem sentido) com os gráficos de usuários adquiridos e perca de usuários.

É um app marketplace de delivery food (estilo iFood) e tem propostas de valor para fidelizar o cliente como cupons todos os dias, preço mais em conta (q outros apps) e a maior variedade de opções.

No entanto, tem tido um resultado duvidoso. O que devo fazer?

1 curtida

@youssefbrahim tudo bem?
Mande o link do seu app aqui por favor… assim conseguimos dar uma olhadinha e entender se há algo em questão de usabilidade e atratividade que possam ser melhorados no seu app :slight_smile:

3 curtidas

É applink.com.br/batataisfood e está disponível na Play Store e App Store tbm

1 curtida

Entendi. Seu app é bem elaborado. Já analisou de onde estão vindo esses downloads? Pelo que entendi é um app focado para Batatais apenas e o usuário somente descobre que não faz entrega no local onde ele está no momento de confirmar o pedido. Talvez falte colocar no app de alguma forma uma facilidade (ordenação de abas) por zonas de entrega… algo do tipo…

Chegou a pensar em algo desse tipo?

Há também uma dificuldade que é os restaurantes funcionarem em horarios muito diferentes… hoje de manhã, por exemplo, poucos restaurantes me atenderiam… se eu tivesse uma ordenação (talvez por grupo de abas) por local de entrega e horário de funcionamento, já ajudaria bastante!

Vc está enviando notificações push para fomentar o uso do app?

Consegue verificar no Analytics quanto tempo o usuário fica com o app instalado até desinstalar?

1 curtida

Olá @youssefbrahim, gostei muito do seu app de delivery de comida eu também aqui crie um para minha cidade mais estou vendo que não vai ter viabilidade porque como minha cidade tem menos de 20 mil habitantes ficou muito restrito por vários fatores, já você eu pesquisei e sua cidade tem mais de 60 mil habitantes sem falar no numero de restaurantes pelo que você tem no app já é muito bom para iniciar, as minhas duvidas seria: 1.Você encontrou resistência por parte dos donos de restaurantes para cadastra los no seu app? 2. Você monetizar o app atualmente? 3.Qual a forma de monetização que você usar seria através de cobrança de uma mensalidade aos donos de restaurantes ou cobra comissão? 4. O seu app tem um nome que faz referência a sua cidade o que acho muito legal porque se diferencia dos apps grandes e famosos como ifood entre outros, mais pergunto a você o seu mercado ou seja sua cidade é suficiente para gerar receita e manter as despesas (todas as despesas que envolva o app inclusive um salário ou pro labore para você)? 5. Como você faz para colocar o cardápio daqueles restaurantes que não tem um cardápio fixo? desculpe fazer essas perguntas mais já estou a quase um ano nesta luta e até o momento não vejo viabilidade na criação do meu app.

1 curtida

Sim, é um app local. A entrega funciona pra toda cidade, visto que é geograficamente pequena. E sim, de fato a questão de horários de entrega é um “empecilho”. Como eu poderia corrigir isso? Pois criar um grupo de abas em tese “duplicaria” as abas, e deixaria o app mais pesado, certo? Envio notificações push diariamente! Como eu verifico exatamente esta questão (tempo que o usuário fica com o app instalado) no analytics? Ademais, obrigado pelo feedback!

1 curtida

Obrigado, @Tecnolsoft. Sim, houve resistência. É arriscado (eles pensam) participar de um app que não está no mercado, apesar da boa proposta. Eu não fiz a parte comercial, foi meu sócio (que é vendedor), então a lábia dele caiu bem. Fechamos mais de 30 estabelecimentos em uma semana! A monetização no momento se limita a uma mensalidade. Há diferentes planos para os estabelecimentos, de acordo com o tamanho do cardápio, fluxo de pedidos, etc. O mercado é limitado, nossa meta é atingir de 60 a 80 estabelecimentos. Conforme o app cresce e ganha popularidade, os estabelecimentos criam interesse. É uma “renda passiva”; suficiente, contudo, o plano é atingir cidades vizinhas com um app próprio para atingir um pro labore maior. Iniciamos em julho e a meta é “pagar o investimento” até o fim do ano, estamos indo bem. Montamos cada cardápio (talvez este seja um diferencial) e para esses cardápios que variam diariamente, ensinamos presencialmente a realizar as mudanças ou (em casos mais extremos) cobramos uma pequena taxa a mais para fazer estas alterações.

Imagina, meu irmão! Pode me chamar se eu puder ajudar em algo. Sou empreendedor de primeira viagem, é um sonho sendo construído! Tenho certeza que alcançará o mesmo!

5 curtidas

@BrunaPalma @youssefbrahim De ante parabenizo pelo excelente aplicativo, está bem elaborado!!! Outra sugestão bacana é colocar as categorias logo na home, pois como a listagem dos locais não é automático isso pode minimizar um pouco o estresse do usuário ao ficar descendo e descendo sem fim pra vês todos locais ali, com isso, acredito que ele indo logo por categorias pode ajudar um pouco na experiência do usuário, não sei se é isso que está afetando perdas de acessos, mas fica a dica para uma futura melhoria e atualização.

Boa sorte! Espero ter contribuído com a sugestão.

1 curtida

Obrigado pelo feedback! Sua sugestão é ótima, @soluwebdigital receio apenas que perca a identidade visual do app. Uma alternativa incrível a isso seria o ter um carrossel (um segundo) na página inicial!

2 curtidas

@youssefbrahim pois é… Ainda não é possível. Mas coloquei sua sugestão no nosso escopo para ser avaliada e, quem sabe, viabilizada!
Não há prazo estipulado para isso, ok?

1 curtida

Vc pode colocar todos os restaurantes que funcionam em horario diurno dentro de um grupo de abas na home e outro grupo de abas para os restaurantes noturnos. De fato isso impactaria no layout da sua home, mas aí vale pensar: o que é mais relevante? o layout nao ficar do jeito que esperou ou o app ter uma boa usabilidade para os usuários?

Com o grupo de abas vc também possui várias formas de personalização de layout!

Vou te mandar uma leitura que pode te ajudar nisso:

1 curtida

@youssefbrahim parabéns!!
conte com a gente sempre que precisar de apoio com o seu projeto que é tão caprichado!

1 curtida

@youssefbrahim caso o seu app fique muito pesado vc pode efetuar o upgrade para o Plano Pro! Onde há mais limite para transferência e armazenamento!

Vc não necessariamente precisa duplicar as abas… pode separá-las em: restaurantes apenas diurnos, apenas noturnos e híbridos!

1 curtida