Olá Appers da FabApp!
Muito prazer, eu sou a Lella e estou passando aqui para deixar uma contribuição para vocês, que deu muito certo comigo e acredito que poderá ser relevante para alguém
Quando eu comecei a entender esse universo de aplicativos, eu já fazia a gestão de Marcas internacionais muito conhecidas, porém, nunca tinha atuado na área de tecnologia, tão pouco tendo o meu próprio aplicativo.
No início eu ficava confusa sobre “como fazer marketing de algo que eu nunca realizei antes?” confesso que foi muito desafiador, e aproveito aqui para agradecer a equipe da FabApp pela parceria, paciência e excelente trabalho.
Para não ficar muito extenso aqui o post/artigo, vou compartilha abaixo os 7 principais erros que, hoje eu vejo que cometia e o última vi pessoas cometendo, e como eu solucionei eles:
-
Dizer que eu tinha um Aplicativo - A minha percepção, para o público final, aqueles que vão baixar o app, dizer que você tem um app, é massa a minha percepção foi que os usuários entendem como “app” algo barato, sem custo e, às vezes, com pouca credibilidade, então comecei chamar de plataforma e essa, aparentemente pequena, mudança de posicionamento, foi muito positiva para a minha marca
-
Não construir uma marca em volta da sua plataforma (app) Uma marca gera pertencimento, proximidade, relacionamento, confiança e, também, facilita no processo de tomada de decisão para quem for baixar o app, consumir o app e até mesmo, na hora de vender o app para um cliente, por exemplo: Utilizar como argumento que a plataforma (app) fortalecerá a MARCA, isso gera muito valor para quem vai fechar com você! No início eu achava que era só construir o app e divulgar! Porém, quando comecei a estruturar minha experiência marketing e branding para construir a marca, percebi que a retenção dos usuários aumentou significativamente e a indicação entre eles, também.
-
Focar em vender e não em gerar valor ! Quando comecei a entender o poder de gerar valor com o seu app para marcas maiores / mais relevante que a sua. Um dos ativos muito massa que quem tem uma plataforma (app) possui, é alcançar pessoas em mais de 170 países, sem intermediação de outras plataformas como Instagram, Facebook, etc. Isso é muito bacana utilizar em uma conversa com marcas maiores do que a sua, por exemplo. E quando você fechar parcerias com essas marcas maiores, fazer uma colab no Instagram, isso gera um relacionamento, credibilidade e engajamento muito bacana.
-
Ficar insistindo para qualquer pessoa baixar a plataforma (app): O óbvio também precisa ser dito, né? kkk e isso, não era tão óbvio para mim assim. Acredito que muito além de bater quantidade de downloads, queremos reter as pessoas na plataforma (app), ao menos para mim, pedir para qualquer pessoa baixar o app não foi tão interessante em relação à KPI.
-
Não focar em criação de conteúdo: que vem muito de encontro com o item 3, porém, mais específico. Muitas pessoas com um valor pessoal muito alto de resultado, pode achar que criar conteúdo é “perda de tempo” porém, são esses conteúdos que farão as pessoas terem mais paixão pela marca e marca transcende design, ela é um símbolo de pertencimento e conexão.
-
Esperar a plataforma (app) ficar “perfeita” para divulgar: esse é um erro que me impacta até hoje! Quando comecei meu app, eu não tinha clareza sobre posicionamento de marca, design, branding e nem estratégia de marketing, pois uma coisa é a gente fazer branding e marketing em um produto já estruturado, outra coisa é desenvolver produto e estratégia de marketing e branding para um produto que está nascendo, e eu esperei demais, ficava com medo, trocava de apps, perdi muito tempo e energia ao invés de investir tempo e energia para lidar com as “imperfeições” e seguir. Obviamente que esse processo foi muito valioso para mim, mas é necessário investir muito tempo e energia para ficar atrás da “perfeição” o que é uma ilusão
-
Se comparar para diminuir a própria autoconfiança! Nesse universo de tecnologia, onde tudo acontece muito rápido, é comum pessoas ficarem “em busca do que já está feito para melhorar” ou “ficar de olho no vizinho para “modelar” (copiar kkk)” isso, com o passar do tempo, deprecia tanto a autoestima e a autoconfiança das pessoas. Eu vi muitas pessoas que começaram comigo a fazerem apps, e eu persistia e a pessoa desistia por ficar em busca “da perfeição” do que “o outro fez e deu certo” e não colocava para fora a própria criatividade, a sua voz no mundo, e acabavam desistindo por estar com uma baixa autoestima ou ter a autoconfiança diluída na jornada.
É isso FabAppers
Espero que a contribuição possa ajudar e me coloco à disposição para continuar contribuindo por aqui.
Um abraço,
Lella Resdhon.